quarta-feira, 22 de abril de 2009

Bacalhau à transmontana
É um bacalhau às postas recheado com presunto, assado no forno com uma cebolada e um molho de tomate, farinha, vinho branco e vinho do Porto. É acompanhado de puré de batata

Ingredientes
bacalhau demolhado 4 postas
presunto 4 fatia
1 de azeite e 1 de vinho branco dl
manteiga 50 g
cebola 1 und.
alho 2 dentes
tomate maduro 1 und.
cálices de vinho do porto 2 und.
farinha 1 col. sopa
sal e pimenta q.b.


Como fazer Bacalhau à transmontana
1
Demolhe previamente o presunto. Depois disso enxugue-o bem. Com uma faca afiada dê um golpe nas postas de bacalhau como se fosse fazer sanduíches.Introduza em cada uma delas uma fatia de presunto e reserve.
2
Entretanto, numa tacinha, dilua a farinha no vinho branco. Descasque e pique os alhos. Corte os tomates às rodelas. Descasque as cebolas, corte-as também às rodelas e aloure-as na mistura de azeite e manteiga.
3
Coloque no fundo de uma assadeira, metade da cebola refogada e, por cima, disponha as postas de bacalhau e sobre estas o resto da cebola e reserve.
4
Junte à gordura onde refogou a cebola, os alhos e o tomate, e deixe refogar um pouco. Acrescente a farinha diluída no vinho branco. Tempere com sal e pimenta, junte um cálice de vinho do porto e deixe apurar. Regue o bacalhau com este molho e o restante vinho do porto.
5
Leve ao forno aquecido a 190º durante 20 minutos. Sirva bem quente acompanhado de puré de batata.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário