- 4 postas bacalhau demolhado
- 5 dl azeite
- 300 g grão de bico
- 1 und. cebola ou chalota
- 0.50 molho espinafres
- 3 dentes alho
- 2 und. folhas de louro
- 3 und. grãos de pimenta preta
- q.b. sal, pimenta e manteiga
- q.b. azeite com azeitonas
1º- De véspera ponha o grão de molho; no dia, depois de lavado ponha-o a cozer em água temperada com um fio de azeite, 1 dente de alho esmagado, 1 folha de louro e 2 grãos de pimenta; quando estiver cozido e macio tempere com um pouco de sal; escorra e reserve depois de retirar os aromáticos; reserve também um pouco de água da cozedura mantendo-a quente.
2º- Enquanto isso, descasque os dentes de alho e a cebola ou a chalota, escolha os espinafres e lave-os bem; corte as barbatanas ao bacalhau e seque-o muito bem num pano limpo ou com papel de cozinha
3º- Coloque o bacalhau num tacho e cubra-o com azeite só até 2/3; junte 1 dente de alho esmagado, 1 grão de pimenta e 1 folha de louro. Leve o tacho ao lume muito brando e coza-o sem deixar ferver o azeite; o bacalhau coze somente até começar a lascar; retire-o imediatamente; retire as espinhas maiores e a pele sem desmanchar as postas; reserve-as quentes
4º- Entretanto, leve ao lume um tacho com um fio de azeite e salteie a cebola até murchar sem ganhar cor e junte o grão, mexemdo de vez em quando até se desfazer; de seguida triture-o muito bem; adicione um pouco de água da cozedura para ficar mais suave; mantenha quente.
5º- Numa frigideira larga deite um pouco de azeite, uma noz de manteiga, os espinafres, sal e pimenta; espete um dente de alho num garfo e mexa até os espinafres estarem cozidos (+ ou - 1 minuto). Sirva os espinafes sobre o puré de grão e o bacalhau ao lado com um pouco de azeite com azeitonas.
Sem comentários:
Enviar um comentário