- 6 postas bacalhau crescido demolhado
- 250 g pão de milho amarelo
- 250 g pão de mistura duro
- 1 und. couve portuguesa
- 2.50 dl azeite
- 4 dentes alho
- q.b. sal
1º- Coza 2 postas de bacalhau (reserve as outras quatro) em água a ferver durante 10 minutos. Depois do bacalhau cozido escorra-o, limpe-o de peles e espinhas e separe em lascas. Coe e guarde a água
2º- Escolha e lave as folhas de couve. Sobreponha-as e enrole-as como se fosse cortar para caldo verde e parta-as à mão. Ponha uma panela ao lume com água temperada com sal e quando ferver junte-lhe as couves e coza-as cerca de 15 minutos. Escorra e reserve.
3º- Entretanto, corte às fatias finas a broa de milho e o pão de mistura. Descasque e esmague os dentes de alho, deite num tacho e leve ao lume com o azeite e deixe-os estalar.
4º- Introduza no tacho as fatias de pão em camadas alternadas com as lascas de bacalhau e regue com água da cozedura que reservou. Bata com a colher de pau para desfazer o pão; junte as couves escorridas e continue a mexer e deixe ferver um pouco. A consistência das migas depende da água que lhe puser e da forma como gosta (mais ou menos secas).
5º- Enquanto confecciona as migas, vá assando as postas de bacalhau nas brasas . Numa travessa, coloque as migas e as postas de bacalhau regadas com bom azeite e sirva logo.
Sem comentários:
Enviar um comentário